Áudio Básico!


Características da Onda




cristas: são as saliências para cima.
vales: ou depressão, são as saliências para baixo.
a Amplitude: é o ponto máximo do pulso; trecho indo do topo da crista da onda até a parte mais baixa do vale.
f Freqüência (ou ciclo): o ciclo de uma onda depende do número de vibrações decorrente em um segundo. Ou ainda, podemos dizer que é o número de cristas num s. A unidade de freqüência é o hertz (Hz), e quando dissemos que um som tem 500Hz, isso significa que há exatamente 500 vibrações nesse período de um segundo (vibr/s ou ciclos/s).
l (lambda) Comprimento: é a distancia entre duas cristas ou vales consecuivos. O comprimento da onda varia de milésimos de milímetros (microondas) a várias dezenas ou centenas de metros (ondas de rádio).

tempo/baseline: é o centro da onda; a linha de tempo.
axis (eixo): também se refere ao centro da onda, entretanto, é mais usado para significar que a onda está cruzando o baseline.


Tipos de Onda

Transversais: são ondas cuja direção de vibração é perpendicular ao sentido de propagação. Ex. onda na água, corda vibrante.
Longitudinais: ondas em que a direção de vibração é a mesma que o sentido de propagação. Ex. vibração do som, mola.
Mecânica: precisam de um meio físico (como o ar, água) para se propagar; ou seja, elas não se propagam no vácuo. Ex. onda sonora.
Eletromagnética: não necessitam de um meio material para se propagar. Existem de vários tipos e o conjuto é chamado espectro eletromagnético, onde, desse espectro somente as cores do arco-íris são a única parte visível. O Sol é uma fonte de onda eletromagnética, emitindo de vários tipos:
onda curta, raios gama, raios X, raio UV, luz branca, infravermelho, microondas, ondas de rádio

> 1KHz=1.000Hz; 1MHz=1.000.000, ou, 10 elevado a 6; 1GHz=1.000.000.000Hz.
> A velocidade de uma onda pode ser medida pela expressão: v = l . f

Aplicações: as ondas de rádio convencionais apresentam duas freqüências: AM (535KHZ a 1605KHz) e FM (88MHz a 108MHz). Na TV, depende das ondas eletromagnéticas com f entre 10MHz e 100MHz. Já o forno microondas trabalha com freqüência eletromagnética de 1.000 a 100.000MHz


O Som

É o resultado do movimento vibratório produzido por um corpo e transmitido por uma série contínua de meios elásticos. Ao estalarmos o dedo por exemplo, as moléculas do ar que existem ao redor vibram em forma de ondas que vão se propagando continuamente até chegar aos nossos ouvidos.
Essas ondas (as ondas sonoras) se comportam de forma diferente de acordo com a fonte (o corpo emissor). O estudo do comportamento e características das ondas sonoras é de grande importância, isso porque diversos aparelhos irão trabalhar esses componentes, mesmo que indiretamente; sendo assim, quando você realiza uma determinada operação em um aparelho, saberá exatamente o que estará afetando no som.

Velocidade: Como referencial, a velocidade do som é de 340m/s, mas isso é bastante relativo. A velocidade de propagação do som muda em relação ao meio, seja sólido, líquido, etc. No nosso caso o que mais interessa é essa variação na temperatura, e como exemplo podemos citar que em 0°C é igual a 330m/s. Para cada grau de aumento da temperatura, a variação da velocidade é de 60cm/s.
Cálculos: a distância entre um objeto e o ouvinte pode ser calculada pela fórmula: DS = V x Dt (respectivamente distância, velocidade, tempo ou variação do tempo). Já para saber o tempo, quando se tem a distância e a velocidade, usa-se: Dt = DS : v


Características do Som

Intensidade: Qualidade do som de ser mais forte, ou mais fraco. Ou seja, refere-se ao volume do som, que pode ser mais alto ou mais baixo. Usa-se medir a intensidade auditiva por uma unidade denominada Decibel (dB). Nos equipamentos, o volume é controlado através dos botões e deslizantes (faders) de volume, além dos compressores.
Altura: Ele pode ser mais grave ou mais agudo, o que dependerá da freqüência. Em relação ao termo “grave”, este significa baixo, grosso; enquanto “agudo” se refere a algo fino, alto. Como exemplos de sons grave e agudo, podemos citar respectivamente um bumbo e um contra tempo de bateria, ou, um ronco de motor de carro e um apito. Nos equipamentos, a freqüência é medidada em Hertz, sendo manipulada através dos equalizadadores e crossovers.
Timbre: Nos permite distinguir sons de mesma intensidade e altura, mas que provém de fontes sonoras distintas. Embora uma nota musical Lá, no piano e na flauta, possa ter 440Hz (altura) e estar no mesmo volume também, facilmente nossos ouvidos distinguem o que é o som da flauta e o que é do piano.


Apresentação dos Equipamentos Básicos

Mesa de som: é o equipamento que vai permitir ligar e mixar todos os instrumentos.
Equalizador: permite ajustar as freqüências da música.
Compressor: tem finalidades diferentes, mas basicamente, serve para evitar os picos de volume na música.
Processador de efeito (FX): adiciona efeitos na música, como eco por exemplo.
Amplificador: é o equipamento que amplifica o volume do som, levando as caixas.
Monitor: é a caixa de som destinada ao músico no palco, ou no estúdio.
Condicionador de energia: permite tornar a energia elétrica estável, de boa qualidade. Todos os equipamentos, têm sua tomada de força ligada no condicionador.
P.A (Public Adress): refere-se ao equipamento endereçado ao público, normalmente caixas e amplificadores.


Tipos de Caixas

Selada - Suspensão Acústica - Caixa Fechada - Closed Box: Construção mais simples. Necessita falante robusto, suportando a pressão dentro da caixa. São apreciadas por audiófilos. Ex: Xavian XN270 (para audiófilos).
Dutada - Refletor(a) de Graves - Bass Reflex - Radiador Direto - Radiação Direta: Construção mais difícil que a Seleda. Produz maior intensidade sonora. Ex: SB1000 (EAW) 2x18", DSW2K, Attack SB2000, Attack SB2188R, Attack LSB118F-208.
Band-Pass - "Radiador interno": Ótimo desempenho em graves. Ex: MTL-2 (EV). Exemplos (falantes de 18"): EV MTL4, EV MTL 2B, EV MTL2BT, Peavey UDH Sub (4x15")
Corneta Dobrada - (para Graves) - Corneta para Graves - Corneta de Graves. Ex: W-Horn (D. B. Keele Jr.) 1x18". Outras: HB1502B1 Selenium - 2x15"




Nenhum comentário:

Postar um comentário